sábado, 23 de novembro de 2013

O Rei Édipo

  Édipo era um rei numa terra chamada Tebas, o povo estava com medo, existia um grade problema, O FLAGELO, o rei Édipo decidiu mandar duas pessoas consultar os oráculos, enquanto essas duas pessoas sairam o rei Édipo foi acalmar o povo dizendo que ele iria resolver o problema, passado um tempo as duas pessoas chegam, o rei Édipo perguntou-lhes o que tinham visto, eles responderam-lhe que se descubrissem quem tinha morto o antigo rei o flagelo desaparecia.
  O rei Édipo vai falar com o povo e conta o que se viu nos oráculos e diz que se alguem sabe quem foi que o acuse, diz também que se o acolhessem em suas casas, se o encubrissem, se falassem com ele iriam ser exilados ou mortos.
  Rei Édipo decide enviar o irmão buscar o sábio que havia na terra, eles demoram mas entretanto chegam, Édipo pergunta ao velho sábio(cego) quem tinha sido o assassino do rei. o velho diz-lhe para ele esqueçer o assunto que ele não queria saber, o Édipo começa a insulta-lo como cego velho barbudo etc. O velho chateia-se e diz que ele tinha matado o rei, que estava casado com a mãe e que tinha tido filhos com a mãe e que se tinha dúvidas para ir perguntar a um agricultor.
  De seguida Édipo reage mal dizendo que o irmão tinha pago ao velho para dizer o que tinha dito para exilar Édipo e ficar com o o trouno. Édipo manda o velho embora e o irmão vai também não querendo acreditar que o irmão tinha feito uma acusação daquelas...
  Édipo fala com a mulher e pergunta-lhe se era verdade, a mulher disse para esqueçer o assunto que não interessava para nada...
  Édipo manda ir buscar o agricultor, o agricultor disse-lhe que o rei lhe tinha dado um bebé para as mãos, e que o agricultor o tinha dado a um senhor que por sua vez o tinha levado para a terra onde Édipo tinha nascido...
  Édipo começa com as suas duvidas dizendo que tinha nascido numa terra e que quando era mais novo tinha ido consultar os oráculos e tinha visto o que o sábio disse, ele nesse mesmo dia fugiu para tebas onde foi proclamado rei... Mais tarde chega um conselheiro e diz que o rei da outra Terra morreu e disse a Édipo para vir governar, Édipo aproveita e pergunta o que se tinha passado com o pai e o conselheiro diz que ele na verdade o rei que acabara de morrer não era pai dele que um agricultor o tinha dado e o conselheiro o tinha levado ao rei e o rei acolheu-o.
  Édipo mandou chamar o agricultor de novo e o agricultor estava no grupo com o rei disse que tinham sido todos mortos por um jovem quando iam de viagem. Édipo relembra-se que ao fugir da outra cidade matou um grupo de pessoas e percebeu que tinhha sido ele, Édipo ficou aterrorizado e dirigiu-se ao povo dizendo que tinha sido ele que tinha morto o rei e que lhe iriam acontecer todas as coisas que ele tinha dito, quando vem falar com a mulher(mãe) ela tinha-se suicidado e Édipo decide arracar os olhos com uma colher, o irmão chega com os filhos de Édipo e Édipo pede para ser exilado que não merece estar ali mas primeiro quer falar com os filhos.
  Rei Édipo é exilado.

Sem comentários:

Enviar um comentário