quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Tortura

A tortura é um meio para atingir um fim. Podendo ser questionável na maioria das situações da humanidade, penso que é aceitável em algumas causas.
Não concordo com a tortura feita ao longo dos tempos, que condenava a liberdade de pensamento do homem, que não deixava evoluir o mundo. Posso afirmar que as torturas impostas pela Inquisição foram uma afronta ao pensamento livre e ao desenvolvimento da humanidade. Mais recentemente a PIDE teve uma acção semelhante à da Inquisição, que atrasou Portugal cultural e economicamente em relação à Europa.
Contudo , acho que a tortura é aceitável em casos extremos que ponham em causa vidas humanas, a paz, a tranquilidade e o equilíbrio no mundo em que vivemos.
Apesar de estarmos no seculo XXI, em que existe a declaração universal dos direitos humanos, estes não são respeitados em muitas situações e locais. Ultimamente vivem-se nalguns pontos do mundo situações tão extremas que a tortura tem sido utilizada para prevenir ataques terroristas em todo o mundo, salvando muitas vidas. Concordo com este meio de prevenção, apesar de saber que a tortura em si é um atentado contra os direitos humanos. Tenho consciência de que haverá pessoas torturadas injustamente e isso não me agrada, mas o mundo não é perfeito e esta ás vezes é a única solução para evitar grandes males.

Por tudo isto concordo que a tortura possa ser utilizada em algumas situações . 

Francisco Freire 

Sem comentários:

Enviar um comentário