quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Independência da Catalunha

 Desde a reconquista cristã na Península Ibérica os Reinos de Leão, Castela, Navarro, e Aragão/Catalunha (originado por um casamento entre condes de cada um dos reinos) se agregaram num só, deixando o Reino de Portugal e o novo Reino da Espanha como únicos Reinos da Península Ibérica. Mas será que a atual Espanha se manterá "intacta"? Pelo menos os Catalães assim não o pretendem.
 Sou da opinião que as atuais fronteiras europeias são para se manter, pois a União Europeia (UE) foi criada para aproximar os países, não para desagrega-los. Também não concordo com a maneira como o referendo é feito, pois se a Catalunha integra a Espanha, os espanhóis deviam ter o direito de votar o referendo, pois é de interesse comum às duas partes.
 E se a Catalunha consegue a independência? Em primeiro lugar deixa de fazer parte da UE e vai ter que passar pelo processo inteiro de entrada na UE, por isso só fará parte da UE uns largos anos após a independência. Em segundo, como Mariano Jajoy e o seu governo referiram, o referendo não é válido para Espanha, mas se a Catalunha se torna independente Espanha quase de certeza cortará relações com a Catalunha. Um novo país com a entrada na UE dificultada e com poucas relações estrangeiras terá uma vida muito difícil pela frente.
  Economicamente seria difícil para a Catalunha pois de relações cortadas com a Espanha pouco comércio iriam efetuar. A produção da Catalunha também não me pareça que consiga sustentar o povo todo da Catalunha, pois nos últimos cem anos muitos foram os espanhóis que se mudaram para a Catalunha, logo mais população para sustentar, e se a produção da Catalunha não for suficiente terão que importar sem conseguir exportar ou seja vão ficar com uma dívida. E se a populção da Catalunha contra a independência sair da Catalunha, é capital humano que sai da Catalunha, ou seja menos produção. E como vai reagir a Espanha à perda da Catalunha? Também será afetada naturalmente, como a UE por efeito dominó também irá ser afetada.
 Concluindo a independência da Catalunha iria trazer problemas económicos, sociais e políticos tanto para a Catalunha, como para a Espanha e para a UE. De salientar ainda, que foi com problemas em termos de independência que a 1ª Guerra Mundial despoletou, e com os atuais conflitos existentes na Europa e no Resto do Mundo uma europa defragmentada, poderia facilmente despoletar a 3ª grande guerra.

Sem comentários:

Enviar um comentário