quarta-feira, 1 de outubro de 2014

A Indefinição de Música

Não é conhecida uma civilização que não possua manifestações musicais próprias. Porém, o que é realmente a música? A sua definição não é concreta, se é que existe uma.
 O fenómeno musical é praticado desde a pré-história,calculando-se que os sons da natureza inspiraram o homem a organizá-los numa sequência .  As civilizações da Ásia central, como a Mesopotâmia, Índia, Egito e China foram as primeiras a demonstrar a sua paixão pela música.  Para eles, a música estava ligada à magia, à saúde, à metafísica e até à política, demonstrada em rituais religiosos, festas e guerras. Com o passar do tempo, a música foi se expandindo, sendo praticamente impossível a sua definição, uma vez que surgiram diferentes estilos musicais, consoante a região e a cultura. Assim se foi formando o fenómeno musical, a arte de combinar harmoniosamente os sons.  Todavia, esta definição , retirada do dicionário, parece incompleta. Certamente, todos conseguimos identificar intuitivamente o que é a música, uma vez que está presente no dia-a-dia de cada um, contudo parece-nos que significa mais para nós do que apenas um conjunto de sons.
Durante diferentes gerações, músicos e escritores tentaram explicar/definir a música. Segundo o escritor russo do século XX Leonid Pervomaisky, "Pouco importam as notas na música, o que conta são as sensações produzidas por elas". O facto da música causar uma reação emocional no ouvinte é o que a torna tão especial, sendo este fenómeno algo que nos "toca" no interior,  capaz de conseguir alterar a nossa forma de viver, maneira de estar e estado de espírito, dando-nos muitas vezes a ilusão de que a perfeição é real, tal como defendia o escritor alemão Johann Goethe ao referir que "O ritmo tem algo mágico; chega a fazer-nos acreditar que o sublime nos pertence".
  É exatamente devido ao facto de  conseguirmos exprimir de melhor forma o que sentimos através da música do que através da própria fala que não existe uma definição que consiga abranger o que realmente ela significa, visto que "A música é a voz do infinito".


Sem comentários:

Enviar um comentário